Nutrição na Infância

By: admin 3 de fevereiro , 2014 15 comentário(s) 1
home-bebe

Nutrição na primeira idade da vida

Para elaborar um cardápio infantil devemos levar em conta os fatores nutricionais, a apresentação dos pratos e a variedade de cores, texturas e sabores. Estes 3 fatores são fundamentais para você ajudar as suas crianças a se alimentarem bem, dento de uma época que nos oferece as maiores tentações ou também chamadas de guloseimas vazias que estão cada vez mais tomando conta do cardápio infantil.

Alimentar bem as nossas crianças na primeira idade da vida é fundamental para que ela possa adquirir hábitos nutricionais saudáveis. Hábitos saudáveis contam com uma alimentação rica em carboidratos integrais, leguminosas, proteínas, legumes, verduras frescas, frutas e sucos naturais. Estes alimentos devem aparecer com maior frequência na mesa de nossos filhos cujo interesse maior dos pais é a saúde deles.

 

PRINCIPIOS BASICOS DE NUTRIÇAO NA PRIMEIRA IDADE (1 a 6):

1. CUIDADO COM AS GOROROBAS. Nunca de um biscoito ou um pedaço de bolo para a criança que não quis almoçar. Ela precisa entender que a refeição é composta por nutrientes importantes que não podem ser substituídos por guloseimas. O importante é você criar esta consciência no seu filho ao invés de enche-lo de calorias vazias…
2. USE AS FRUTAS E OS SUCOS NATURAIS AO INVES DE SOBREMESAS OU DOCES FEITOS COM AÇUCARES;
3. ARROZ + FEIJAO DEVE SER O CARRO CHEFE NO CARDAPIO DAS SUAS CRIANÇAS.
4. SUBSTITUA OS CARBOIDRATOS REFINADOS PELOS INTEGRAIS;
5. EVITE ALIMENTOS MUITO GORDUROSOS, prefira preparações com olés prensados a frio, azeite extra-virgem, e cozidos no vapor;
6. EVITE ALIMENTOS PRONTOS, eles geralmente contem alto teor de sódio, e gorduras.
7. ALEM DE TOMAR LEITE, O CALCIO NECESSITA DE BOA ABSORÇÃO, POR ISSO CUIDADO COM O EXCESSO DE CAFEINA PRESENTE EM CHOCOLATES E REFRIGERANTES.
8. LEVE O SEU FILHO COM VOCE NA QUITANDA E DEIXE-O ESCOLHER OS LEGUMES E AS VERDURAS.
9. ELABORE UM CARDAPIO BEM VARIADO E ALEGRE, USE AS PREFERENCIAS SAUDÁVEIS DE SUA CRIANÇA E PROCURE DEIXÁLO BEM BALANCEADO NUTRICIONALMENTE.
10. CUIDE BEM DA EDUCAÇAO NUTRICIONAL DE SEU FILHO. EXPLIQUE DIARIMENTE, DE UMA MANEIRA LUDICA E CARINHOSA A IMPORTANCIA DOS BONS ALIMENTOS E O PORQUE DEVEMOS DEIXAR AS GULOSEIMAS PARA ATOS EXPORADICOS

Print Friendly

Deixe um comentário

(*) Campos obrigatórios